“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,e e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”. (Efésios 3:16–19)

A Epístola aos Efésios é uma das cartas de Paulo, que segundo a tradição cristã, foi escrita durante sua prisão em Roma por volta do ano 62. Exatamente a cidade onde tirei a foto.

Passando pela Via Nomentana, uma escrita em latim sobre um prédio me chamou a atenção: “In domo felicitas” (Na casa da felicidade). Cada cristão é habitado e templo do Espírito Santo. A habitação de Cristo, aqui, porém, é uma questão de intensidade. No grego há dois termos distintos para habitar: “paroikéo” e “katoikéo”. O primeiro significa habitar como estrangeiro (2:19), para o peregrino que está hospedado longe de sua casa, e “katoikéo”, estabelecer-se em um local. Refere-se a habitação permanente em contraste com a temporária e é usado tanto para a plenitude da Divindade habitando em Cristo, quanto para a plenitude de Cristo que mora no coração do crente (3:17). A palavra escolhida, “katoikein”, denota a residência em contraste ao alojamento, a habitação do dono da casa no seu próprio lar em contraste ao viajante de passagem e que logo partirá.

Podemos ser habitados pelo Espírito Santo, ou cheios dEle. Ter o Espírito residente, ou Ele presidente. O coração do cristão é o lugar da habitação de Cristo, onde Ele está presente não apenas para consolar e animar, mas para de fato reinar. Cristo nalguns está apenas presente; noutros, proeminente, e em outros Ele é preeminente. Curiosamente, a palavra “katoikéo” também significa sentir-se bem ou sentir-se em casa. Cristo sente-se em casa em nosso coração.

“In domo felicitas”.

Baptist pastor, theologian, journalist and translator Italo-Brazilian. info@guilhermebalista.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store